Projetos

Apresentação

MUSEU DA GENTE SERGIPANA

Inaugurado em 26 de novembro de 2011, o Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda é o primeiro museu de multimídia interativo do norte e nordeste, sendo comparável ao Museu da Língua Portuguesa e ao Museu do Futebol, em São Paulo. É um museu totalmente tecnológico voltado para expor o acervo do patrimônio cultural material e imaterial do estado de Sergipe, através de instalações interativas e exposições itinerantes. Instalado no antigo prédio do Colégio Atheneuzinho, o prédio foi totalmente restaurado pelo Banco do Estado de Sergipe (BANESE), seu mantenedor, em parceria com o Governo do Estado. 

Considerado um marco histórico para o Estado de Sergipe, o museu conta com diversos espaços expográficos, como "Nossos Cabras", “Nossos Pratos”, "Nossas Praças", "Nossas Festas", "Nossos Leitos", além de exposições temporárias. O espaço também dá lugar a eventos culturais que já fazem parte do seu calendário, como a 'Folia da Gente', 'São João da Gente Sergipana', 'Agosto: Mês das Culturas da Gente', 'É tempo de Criança' e 'Natal da Gente Sergipana'.

Além das instalações permanentes, exposições temporárias e uma programação diversificada de eventos e apresentações artísticas, o Museu da Gente conta com mais dois espaços que completam o mergulho na alma do povo sergipano e que através da culinária e do artesanato destacam as riquezas do patrimônio cultural da nossa gente: o Café da Gente e a Loja da Gente.

Durante noves anos de existência, o Museu da Gente Sergipana já recebeu diversos prêmios, entre eles: ‘O Melhor da Arquitetura 2012’; ‘Atração do Ano’ pelo Guia Quatro Rodas Brasil de 2013; ‘Prêmio Rodrigo de Melo Franco Andrade’, concedido pelo Iphan; o ‘Certificado de Excelência 2014’ do site TripAdvisor. Já foi classificado entre os 10 melhores museus do Brasil, pelo Travellers’ Choice Museus 2014. Em 2016, a Expedia, uma das maiores agências de viagens online do mundo, o indicou como um dos museus mais visitados no Brasil. Em 2018 esteve entre os cinco mais visitados do Nordeste, segundo o Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, recebeu a Ordem do Mérito Cultural, maior honraria do Ministério da Cultura, e a Comenda de Incentivo à Cultura Luís Câmara Cascudo, do Senado Federal.

O Museu da Gente Sergipana está localizado na Avenida Ivo do Prado, 398, Centro, em Aracaju, e aguarda a visita de sergipanos e turistas de terça a sexta-feira, das 10h às 16h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 15h. A entrada é gratuita!!

Orquestra Jovem de Sergipe

A Orquestra Jovem de Sergipe é um projeto com o objetivo de proporcionar a mais de 150 crianças, adolescentes e jovens, dos bairros Santa Maria e 17 de Março, a iniciação e o aprimoramento musical por meio do estudo de instrumentos de corda (violino, violoncelo, viola, contrabaixo) percussão, sopro (flauta, flauta doce e flautim), canto coral e musicalização, promovendo um encontro com a música clássica e abrindo portas para a profissionalização. São oferecidas aulas individuais e em grupo, de segunda à sexta-feira, e ensaios aos sábados, no Espaço Cuidar, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e no Instituto Rahamim, no bairro Santa Maria.

É uma iniciativa realizada pelo Instituto Banese e Governo de Sergipe, com o patrocínio da empresa Energisa, através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo, com recurso de fomento do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e com o apoio do Instituto Marcelo Déda, da Prefeitura Municipal de Aracaju e do Instituto Rahamim.

Largo da Gente Sergipana

O Largo da Gente Sergipana é uma realização do Banco do Estado de Sergipe (BANESE), através do Instituto Banese, e Governo de Sergipe. A instalação artística urbana integrada à paisagem natural do Rio Sergipe e ao Centro Histórico de Aracaju, potencializa uma experiência sensorial marcada pela valorização de nossa identidade cultural.

Uma das maiores homenagens à cultura popular de Sergipe, o Largo da Gente Sergipana já é considerado uma referência de valorização e preservação da arte e da cultura do povo sergipano e um novo cartão postal da cidade de Aracaju. Localizados um de frente para o outro, o Largo da Gente Sergipana dialoga com o Museu da Gente Sergipana, espaço que valoriza o patrimônio cultural do estado e cuja infraestrutura dá suporte necessário aos visitantes do largo, incluindo estacionamento, espaço gastronômico e loja com artesanato local.

Composto por um píer que adentra o leito do rio Sergipe, atracadouro para pequenas embarcações e espaço de convivência, o Largo faz referência a essa rica cultura através de nove esculturas com 7 metros de altura que representam manifestações culturais sergipanas: Lambe-Sujo e Caboclinhos, Bacamarteiros, Cacumbi, Parafusos, Reisado, Chegança, Taieira e São Gonçalo, além do Barco de Fogo, que também é homenageado na instalação.

Toda a parte conceitual do projeto envolveu muita pesquisa sobre cultura popular em Sergipe, o que ficou sob responsabilidade da professora Aglaé D’Ávila Fontes e da historiadora Josevanda Mendonça Franco, responsáveis pelos trabalhos de pesquisa de conteúdo e produção textual, incluindo a escolha das manifestações culturais que estão representadas pelas esculturas do Largo da Gente Sergipana.

As esculturas foram produzidas pelos artistas plásticos Félix Sampaio e Tatti Moreno, este veio a Sergipe diversas vezes, visitou os grupos e mestres dos grupos culturais com o intuito de atingir com fidedignidade os traços, cores, formas, movimentos, gestos e a atmosfera deste universo cultural tão rico e diversificado.

PROJETAR.SE

Pensado pelo Governo do Estado e Banese, e executado pelo Instituto Banese, o Projetar.SE chega para auxiliar os gestores municipais no planejamento de projetos em obras públicas, fomento à captação de recursos federais e internacionais para melhorias e construções, assessoria na execução e prestação de contas destas obras. Trata-se de um apoio técnico gratuito que tem em seu horizonte o aumento do desenvolvimento econômico e social de todas as cidades dos oito territórios.
O Projetar.SE vem responder aos problemas enfrentados pelos gestores municipais na concorrência pelos recursos, criação de projetos, organização de documentação, condução e prestação de contas no âmbito das obras públicas. Segundo dados da Plataforma Mais Brasil, dos instrumentos com obras assinados pelos municípios sergipanos, 39,6% estão em execução, 18,50% foram cancelados, e 33,74% foram concluídos.

APOIO A INSTITUIÇÕES SOCIAIS

Além das ações voltadas para a promoção da cultura, conservação e disseminação do patrimônio artístico e cultural, através do Museu da Gente Sergipana, o Instituto Banese tem como responsabilidade social o apoio a projetos voltados para as necessidades e interesses da comunidade. No âmbito cultural, educacional, esportivo, ambiental, científico e tecnológico, esse apoio beneficia pessoas diretamente assistidas, além de seus familiares e da sua comunidade.

O apoio financeiro consiste no repasse mensal às instituições de assistência social e de promoção das artes, da cultura, do esporte, da saúde e da profissionalização possibilitando transformação social e o desenvolvimento sustentável. Confira a lista das entidades apoiadas.

 

Associação do Deficientes Visuais de Sergipe - ADEVISE

Associação dos Amigos à Serviço da U.T.Riso

Associação Filarmônica União Lira Paulistana

Associação Filarmônica União Lira Santana

Casa Maternal Amélia Leite

Centro de Integração Raio do Sol - CIRAS

Grêmio Recreativo Zebra Futebol Clube

Instituto Beneficente Emmanuel - IBEM

Instituto de Pesquisas Em Tecnologia e Inovação - IPTI

Instituto Pedagógico de Apoio à Educação do Surdo de Sergipe - IPAESE

Instituto São Peregrino de Assistência Social e Educacional

Lar de Idosos Nossa Senhora da Conceição - SAME

Lar Infantil Cristo Redentor - LICRE

Orquestra Jovem de Sergipe - ORJSE

União Espírita Sergipana

 

CAPACITAR-SE

Iniciativa de acesso à capacitação profissional que ofereceu gratuitamente aos sergipanos oportunidades de ampliar conhecimentos e desenvolver novas competências nas mais diversas áreas, contribuindo com o desenvolvimento profissional e pessoal. Mais de mil cursos em 40 áreas distintas foram oferecidos através da plataforma digital do Instituto Politécnico de Ensino à Distância (IPED). O Capacitar-SE fez parte do programa ‘Dias Melhores’, do Grupo Banese.

MONUMENTO MARCELO DÉDA

O monumento em homenagem a Marcelo Déda, localizado no Parque Augusto Franco – Sementeira, enfatiza as realizações e a trajetória do ex governador. O projeto estabelece a integração entre a estrutura projetada com o paisagismo existente, considerando como elementos demarcadores as árvores plantadas por Marcelo Déda (Pau Brasil) e por Eliane Aquino (Ipê Rosa), durante as comemorações do sesquicentenário de Aracaju.

O monumento é um ícone de um homem emblemático na história de Sergipe e estabelece um novo marco referencial de homenagem, não ficando restrito apenas à representação escultural de uma imagem, ou mesmo um local de referência fúnebre. É na verdade um equipamento simbólico de homenagem que contém elementos significativos e atemporais, sendo, portanto, um local de contemplação, reflexão e de referência à memória de Marcelo Déda.